domingo, 1 de setembro de 2013

A ética nas tradições religiosas tribais e ocidentais

A ética nas Tradições Religiosas tribais e ocidentais
A ética surge a partir da necessidade constante de avaliar o que está estabelecido como oralmente correto. Implica fazer escolhas, portanto, ela deve provocar uma constante reflexão sobre o que se deve fazer frente ao que está estabelecido como "correto", "bom", "justo" ou não. ética, neste sentido, não é estática, mas dinâmica, e possibilita ao ser humano contribuir com a humanidade no tempo e no contexto sócio-histórico-cultural em que está inserido. Ela é o "espírito" que está por trás das leis, normas, valores e princípios.
A ética envolve a legítima preocupação com a dignidade das pessoas em todas as situações que vivemos, independentemente das diferenças - classe social, etnia, gênero, crença religiosa ... É por
meio de comportamento e postura ética que podemos respeitar os valores morais e assim realizar um verdadeiro encontro com o Outro, considerando-o tão importante quanto nós mesmos.
Como você exercita a ética nas suas relações? Vamos pensar?
Atualmente, é possível encontrar situações em que a ética deixa de ser praticada, o que torna muito importante o ser humano sempre refletir suas atitudes antes de expressá-Ias. Para viver de maneira ética, as pessoas precisam exercitar outras qualidades que as conduzem para uma convivência harmoniosa e acolhedora, tais como: sensibilidade, ternura, compreensão, tolerância e respeito.
O ser humano reage a quaisquer elementos que estejam disponíveis à sua volta, entre eles o Outro, que é capaz de causar emoções que regulam suas ações e influenciam a maneira de vê-Io. Tais reações ao Outro estão relacionadas à opinião da pessoa sobre as diferenças. Assim, se a pessoa considera as diferenças uma ameaça à sua liberdade e segurança individual, reagirá de modo a promover conflitos. Por outro lado, se a pessoa considera as diferenças enriquecedoras e desafiadoras, reagirá com abertura para conhecer o Outro.
Aproximar-se do Outro exige abrir mão da imagem que ele transmite, que algumas vezes pode assustar ou incomodar, para conhecê-Io em sua identidade e alteridade. Da mesma maneira, tão importante quanto este processo é deixar-se conhecer, evitando usufruir de uma imagem que mantém a sensação de segurança para arriscar-se a encontrar alguém confiável, que retribua o respeito dedicado.
A cultura concede orientações para o encontro com o Outro, influenciando a maneira de agir do ser humano. Como destaque na cultura, podemos citar as Tradições Religiosas que contribuem para a prática da ética, pois concedem orientações e outros elementos que permitem reconhecer a importância de evitar situações em que a dignidade da vida seja ferida. Para isso, é necessário compreender quais são os princípios éticos que as Tradições Religiosas oferecem aos indivíduos e à sociedade, considerando que a ética não está relacionada apenas às leis e obrigações, mas está vinculada à liberdade de cada cultura viver seus costumes de forma consciente e respeitosa.
Nesse contexto, as Tradições Religiosas devem propor a ética da alteridade, princípio que permite estabelecer uma relação respeitosa, fundada na acolhida, na liberdade e na responsabilidade, influenciando o modelo de convivência que a pessoa vive e o respeito que é capaz de expressar em relação a si mesma e ao próximo.
Para as Tradições Religiosas tribais (povos africanos, afro-brasileiros e indígenas), a ética na alteridade se concretiza no profundo respeito, cuidado e preservação da vida como um todo. A África, bem como as culturas afro-brasileiras: Candomblé, Umbanda, Tambor de Mina, dentre outros, são exemplos que podem contribuir significativamente para a humanidade porque possuem:
. forte senso de comunidade e solidariedade;
. profundo respeito ao Sagrado;
. apreciação dos critérios tradicionais e valorização dos anciãos;
. visão holística do mundo e do ser humano, havendo espaço e lugar para todos independentemente de idade, ou seja, nessa visão não é possível compreender o ser humano e o mundo separadamente.
Os povos indígenas da América do Norte, América Central e América do Sul, apresentam características histórico-socioculturais especificamente diferentes. No Brasil, mesmo apresentando uma enorme diversidade, há algumas orientações éticas semelhantes que podem contribuir significativamente para a humanidade, como:
. a relação de respeito com a natureza como elemento Sagrado;
. a extração de bens naturais de forma equilibrada, sem desperdícios;
O profundo respeito aos anciãos da comunidade;
. a educação para a autonomia, independência e responsabilidade, isto é, uma educação que, respeitando as fases do desenvolvimento, possibilite ao ser humano maior consciência das consequências dos seus atos e da importância de terem opiniões que contribuam com o bem comum.
Nas Tradições Religiosas ocidentais, a questão ética está mais relacionada a um conjunto de valores e normas humanizadoras, fundadas na crença a uma divindade.
Na Tradição Religiosa judaica, a ética encontra o fundamento na consciência comunitária e no compromisso com o Transcendente, expresso nas tábuas da lei - os dez mandamentos. São parâmetros para a percepção da ética, que orientam a vida humana nos aspectos social, cultural e religioso.
Na Tradição Religiosa cristã, a ética é compreendida a partir da mensagem e ação de Jesus que passam a ser o fundamento da com preensão da ética cristã. Ser ético, segundo a tradição cristã, é comprometer-se em defender radicalmente a vida, respeitando as diferenças e a dignidade do ser humano.
Na Tradição Religiosa islâmica há uma preocupação com a felicidade em vida e após a morte. Para isso, a principal preocupação ética dos muçulmanos são as questões sobre a justiça e as relações que o ser humano estabelece com os seus semelhantes e a natureza. As orientações são voltadas à convivência respeitosa nas famílias, às amizades, ao meio ambiente e ao temor ao Transcendente, fundamentadas nos cinco pilares do Islã.
Tendo em mente as orientações éticas que perpassam as Tradições Religiosas tribais e ocidentais, pode-se considerar que a ética se constitui em:
. preservar a vida em todas as suas expressões.
. respeitar as diferenças.
. construir relações pautadas no respeito e na confiança.
.alegrar-se com o bem da coletividade e do outro.
. promover os direitos humanos e sociais.
.não se apegar aos bens materiais.

. recriar as relações com a natureza reconhecendo sua dimensão de sacralidade.
Texto retirado do livro "Redescobrindo o Universo Religioso"