EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE TEXTOS SAGRADOS
Em cada Tradição Religiosa, a leitura
dos Textos Sagrados possibilita aos seus seguidores escolherem sobre o que é melhor para si e para os outros. Para isso, cada Tradição Religiosa desenvolveu ao longo da sua história maneiras apropriadas ao seu contexto para realizar a leitura dos Textos Sagrados de
forma individual e coletiva. Algumas delas utilizam os Textos Sagrados durante as cerimônias
religiosas coletivas; outras utilizam em momentos de oração e
meditação individual; outras ainda utilizam para momentos de estudos e reflexões.
Veja algumas
como e onde os textos sagrados são utilizados em algumas tradições religiosas:
Este Texto Sagrado é muito utilizado nas Sinagogas para o culto e o estudo. A leitura que se realiza no templo, geralmente se inicia com uma leitura semanal, sucedida
da leitura do texto de algum dos profetas.
Depois se realiza a
interpretação por algum rabino ou pelos participantes, desde que tenham esse conhecimento para realizar as
reflexões e discussões
sobre o texto. Os meninos, aos 13 anos, ao serem apresentados na Sinagoga, recebem o Texto para ler diante da comunidade e após o ritual são considerados adultos na fé. Geralmente o Texto em pergaminhos
está escrito da direita para a esquerda e é lido como Yad.
Este Texto é
utilizado pelos sacerdotes nos templos e seus ensinamentos
são entoados em formas de mantras nos templos e
no culto doméstico. As crianças ouvem seus ensinamentos desde cedo nas famílias e nos templos hindus
conforme cada casta.
Ele é utilizado pelos Sheiks e professores das escolas Corânicas nas Mesquitas e pelos fiéis nas suas orações e estudos a fim de que mentalizem e interiorizem a mensagem de Allhá. Nas cerimônias religiosas que ocorrem nas mesquitas, a recitação de trechos do
Texto Sagrado, geralmente é realizada na língua árabe e, posteriormente, interpretada aos membros da comunidade conforme a língua local.
Este Texto é utilizado pelos dirigentes - médiuns
- nas reuniões que ocorrem nos centros espíritas. Apresenta mais de mil
questões com suas respectivas respostas pelos espíritos e pode
ser usado
por todos seguidores. Utilizam-no na iniciação das crianças e adolescentes e sua utilização perpassa por toda a vida adulta.
O Texto Sagrado -é utilizado pelos sacerdotes durante os encontros comunitários nos templos e nas orações pessoais. Ao que os católicos chamam de missa, os ortodoxos chamam de divina liturgia. Nas cerimônias religiosas, geralmente os Textos são cantados, um
pelo sacerdote e outro por membros da comunidade.
Nesta Tradição Religiosa o Texto Sagrado é utilizado em vários momentos da vida da comunidade. Um deles é a missa, quando o Texto Sagrado é lido por membros da comunidade ou por seus líderes religiosos. Outro momento é na catequese, período de preparação
para os sacramentos da eucaristia e da crisma. Por isso, o Texto Sagrado é utilizado
em altares nos locais sagrados
e pelas famílias desta Tradição
Religiosa.
Esta tradição tem no seu Texto Sagrado, a narrativa da vida de Mahavira, o qual contém ensinamentos que as crianças e jovens aprendem a observar a partir dos estudos
que realizam com os sacerdote Jainistas e seguindo os exemplos dos mais idosos da sua família.
Este
Texto Sagrado é utilizado por muitas denominações religiosas que surgiram a partir da reforma
protestante. Ele é utilizado como base de toda pregação dos seus líderes religiosos nos cultos e
demais atividades desenvolvidas com crianças e jovens nas comunidades
evangélicas. É muito utilizado para estudos teológicos
por parte dos pastores e pregadores.
Nesta. tradição utiliza-se
um único Livro Sagrado. O manuseio é realizado com muito cuidado e respeito. Geralmente é coberto
com roupas ou guirlandas e é posto sobre
um trono específico. Ao ler o Texto Sagrado,
geralmente se abana o mesmo com um chauri em sinal de respeito
às verdades sobre o Transcendente, o qual recebe vários nomes, sendo o mais popular de Vahiguru.
Neste sentido, identificam-se nas Tradições Religiosas diferentes maneiras de realizar
a transmissão dos seus ensinamentos às crianças, jovens e adultos por meio de cânticos, recitações, leituras,
pregações, interpretações, reflexões, encenações, estudos e muitas outras formas, no
intuito de garantir o entendimento das mensagens contidas nos Textos Sagrados.
A experiência de leitura dos Textos Sagrados nas
diferentes Tradições Religiosas inspira ações transformadoras. Vamos conhecer duas delas?
Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como
Madre Teresa de Calcutá, nascida na Macedônia (1910) tornou-se religiosa e transferiu-se para a cidade de Calcutá, na Índia. Encontrou situações sociais e culturais precárias. Tendo
em mente estas situações mente esta situação, ocupava-se diariamente com a leitura e a meditação do Texto Sagrado a fim de encontrar
as respostas àquilo que deveria fazer. A partir das suas reflexões, optou em investir sua vida no no cuidado dos doentes e no
ensino da leitura e da escrita às crianças daquela região.
Mahatma Gandhí (do sânscrito Grande Alma) nasceu na cidade de Porbandar na índia e viveu no período de 1869 a 1948. Seu pai era político e sua mãe,
muito devota, instruiu-o nos costumes religiosos hindus da Vaisnava, denominação religiosa que cultiva a devoção à divindade Visnhu. Formou-se em direito na Inglaterra e depois de passar um pequeno período
na África, retornou à
índia, onde liderou movimentos em prol da independência de seu país por meio de ações não
violentas, demonstrando que a alternativa para o ódio é o amor e a verdade. Os ensinamentos aprendidos dos Quatro Vedas e a consciência humanitária foram expressos nas suas atitudes, como as greves de fome, os períodos de reflexão e oração e sua disponibilidade em apenas fazer o bem.
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