quinta-feira, 19 de julho de 2018

Texto de Ensino Religioso para o 6º ano


Em cada Tradição Religiosa, a leitura dos Textos Sagrados possibilita aos seus seguidores escolherem sobre o que é melhor para si e para os outros. Para isso, cada Tradição Religiosa desenvolveu ao longo da sua história maneiras apropriadas ao seu contexto para realizar a leitura dos Textos Sagrados de forma individual e coletiva. Algumas delas utilizam os Textos Sagrados durante as cerimônias religiosas coletivas; outras utilizam em momentos de oração e meditação individual; outras ainda utilizam para momentos de estudos e reflexões.
Veja algumas como e onde os textos sagrados são utilizados em algumas tradições religiosas:
Este Texto Sagrado é muito utilizado nas Sinagogas para o culto e o estudo. A leitura que se realiza no templo, geralmente se inicia com uma leitura semanal, sucedida da leitura do texto de algum dos profetas. Depois se realiza a interpretação por algum rabino ou pelos participantes, desde que tenham esse conhecimento para realizar as reflexões e discussões sobre o texto. Os meninos, aos 13 anos, ao serem apresentados na Sinagoga, recebem o Texto para ler diante da comunidade e após o ritual são considerados adultos na fé. Geralmente o Texto em pergaminhos está escrito da direita para a esquerda e é lido como Yad.
Este Texto é utilizado pelos sacerdotes nos templos e seus ensinamentos são entoados em formas de mantras nos templos e no culto doméstico. As crianças ouvem seus ensinamentos desde cedo nas famílias e nos templos hindus conforme cada casta.
Ele é utilizado pelos Sheiks e professores  das escolas Corânicas nas Mesquitas e pelos fiéis nas suas orações e estudos a fim de que mentalizem e interiorizem a mensagem de Allhá. Nas cerimônias religiosas que ocorrem nas mesquitas, a recitação de trechos do Texto Sagrado, geralmente é realizada na língua árabe e, posteriormente, interpretada aos membros da comunidade conforme a língua local.
Este Texto é utilizado pelos dirigentes - médiuns - nas reuniões que ocorrem nos centros espíritas. Apresenta mais de mil questões com suas respectivas respostas pelos espíritos e pode ser usado por todos seguidores. Utilizam-no na iniciação das crianças e adolescentes e sua utilização perpassa por toda a vida adulta.
O Texto Sagrado -é utilizado pelos sacerdotes durante os encontros comunitários nos templos e nas orações pessoais. Ao que os católicos chamam de missa, os ortodoxos chamam de divina liturgia. Nas cerimônias religiosas, geralmente os Textos são cantados, um pelo sacerdote e outro por membros da comunidade.
Nesta Tradição Religiosa o Texto Sagrado é utilizado em vários momentos da vida da comunidade. Um deles é a missa, quando o Texto Sagrado é lido por membros da comunidade ou por seus líderes religiosos. Outro momento é na catequese, período de preparação para os sacramentos da eucaristia e da crisma. Por isso, o Texto Sagrado é utilizado em altares nos locais sagrados e pelas famílias desta Tradição Religiosa.
Esta tradição tem no seu Texto Sagrado, a narrativa da vida de Mahavira, o qual contém ensinamentos que as crianças e jovens aprendem a observar a partir dos estudos que realizam com os sacerdote Jainistas e seguindo os exemplos dos mais idosos da sua família.
Este Texto Sagrado é utilizado por muitas denominações religiosas que surgiram a partir da reforma protestante. Ele é utilizado como base de toda pregação dos seus líderes religiosos nos cultos e demais atividades desenvolvidas com crianças e jovens nas comunidades evangélicas. É muito utilizado para estudos teológicos por parte dos pastores e pregadores.
Nesta. tradição utiliza-se um único Livro Sagrado. O manuseio é realizado com muito cuidado e respeito. Geralmente é coberto com  roupas ou guirlandas e é posto sobre um trono específico. Ao ler o Texto Sagrado, geralmente se abana o mesmo com  um chauri em sinal de respeito às verdades sobre o Transcendente, o qual recebe vários nomes, sendo o mais popular de Vahiguru.
Neste sentido, identificam-se nas Tradições Religiosas diferentes maneiras de realizar  a transmissão dos seus ensinamentos às crianças, jovens e adultos por meio de cânticos, recitações, leituras, pregações, interpretações, reflexões, encenações, estudos e muitas outras formas, no intuito de garantir o entendimento das mensagens contidas nos Textos Sagrados.
A experiência de leitura dos Textos Sagrados nas diferentes Tradições Religiosas inspira ações transformadoras. Vamos conhecer duas delas?
Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nascida na Macedônia (1910) tornou-se religiosa e transferiu-se para a cidade de Calcutá, na Índia. Encontrou situações sociais e culturais precárias. Tendo em mente estas situações mente esta situação, ocupava-se diariamente com a leitura e a meditação do Texto Sagrado a fim de encontrar as  respostas àquilo que deveria fazer. A partir  das suas reflexões, optou em investir sua vida no no cuidado dos doentes e no ensino da leitura e da escrita às crianças daquela região.
Mahatma Gandhí (do sânscrito Grande Alma) nasceu na cidade de Porbandar na índia e viveu no período de 1869 a 1948. Seu pai era político e sua mãe, muito devota, instruiu-o nos costumes religiosos hindus da Vaisnava, denominação religiosa que cultiva a devoção à divindade Visnhu. Formou-se em direito na Inglaterra e depois de passar um pequeno período na África, retornou à índia, onde liderou movimentos em prol da independência de seu país por meio de ações não violentas, demonstrando que a alternativa para o ódio é o amor e a verdade. Os ensinamentos aprendidos dos Quatro Vedas e a consciência humanitária foram expressos nas suas atitudes, como as greves de fome, os períodos de reflexão e oração e sua disponibilidade em apenas fazer o bem.
 Retirado de: Redescobrindo o Ensino Religioso.

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